4 Dicas para trabalhar a habilidade de escrita nas salas de aula.

4 Dicas para trabalhar a habilidade de escrita nas salas de aula.
24 jun 2015

A habilidade da escrita é uma das competências mais importantes a ser trabalhada em sala de aula. Confira no texto de hoje algumas dicas para auxiliar no seu desenvolvimento.

 

Ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de escrita, e também as habilidades de leitura e interpretação de texto, é uma das tarefas mais importantes a ser desenvolvida pelos professores dentro da sala de aula. Até por que, esta é uma das áreas que em eles mais tem dificuldades.

É por esse motivo que os professores, como os estudantes, podem ter dificuldades em aplicar esse conhecimento em seus métodos de ensino. Mas, felizmente, existem várias ferramentas e recursos que podem ser usados para auxiliar nesse processo. Aqui vão alguns deles.

habilidade da escrita

 Como trabalhar a habilidade escrita em sala de aula

Trabalhos escritos: Com tanto desenvolvimento tecnológico surgindo o tempo todo, é importante voltar as simplicidade de vez em quando. O trabalho escrito à mão se tornou uma raridade, mas esse tipo de trabalho pode ajudar na hora da percepção dos erros gramaticais – que são automaticamente corrigidos no computador – e também evitar plágios.

Grupos de estudos: Muitos alunos têm grandes dificuldades quando o assunto é escrita e gramática. Por isso uma boa solução é formar grupos de estudos onde os alunos podem procurar respostas juntos e posteriormente compartilhá-las com a turma.

Apresentações: A criatividade é o limite para as apresentações de conhecimento. Uma maneira divertida de trabalhar a escrita e a produção de texto é pedindo que os alunos estudem e desenvolvam texto e depois criem um material lúdico, como vídeos ou teatros, para ilustrá-lo.

Leitura: O primeiro passo para desenvolver a habilidade de escrita é ter gosto por leitura. Por isso, como professor, seu dever é incentivar essa prática. Como nem sempre é possível disponibilizar livros fisicamente para os alunos, uma ótima opção é utilizar o aplicativo Kindle onde os livros podem ser comprados ou baixados gratuitamente em formato digital.

habilidade da escrita

O importante é lembrar que papel de um bom professor é estar sempre atento as mais diferentes alternativas e recursos para garantir o melhor aprendizado de seus alunos. Por isso procure manter-se sempre atento às novidades e comece a inclui-las em seu plano de ensino.

Share

Mestre GR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.