Como lidar com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem

Como lidar com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem
19 ago 2015

 

Confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula, o termo “dificuldade de aprendizagem” vem sendo usado desde a década de 60. Apesar do que se leva em conta pelo senso comum, a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio – que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais – que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.

 

Como ocorre?

blogmestre2

Em grande parte dos casos, os professores são os primeiros a identificar que o aluno possui algum tipo de dificuldade na esfera escolar, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e comportamento de seus filhos. Apesar de tudo, os pais não devem confundir o desenvolvimento normal com a dificuldade de aprender. Todos temos um processo diferente de desenvolvimento, em ritmos diferentes. Sendo assim, é importante que os pais respeitem o desenvolvimento geral de seus filhos.

 

Jovens com dificuldades de aprendizagem, em sua maioria, apresentam aspectos de desmotivação e incômodo ao realizar as tarefas escolares. Neste caso, valorizar o que se tem de melhor para aumentar sua auto-estima é imprescindível.

 

O que fazer?

blogmestre3

O ambiente no qual se estuda também faz toda a diferença. Estudar em um ambiente adequado e um limite de horário estabelecido para a realização de tarefas também é importante.

 

Se os pais acreditam que seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem, devem procurar um profissional para receber as orientações. Caso o problema for gerado por ordem emocional, psicólogos com especialização em clinica infantil e adolescente são os profissionais adequados para realizar uma avaliação e tratar deste indivíduo. Já se o diagnóstico for de dificuldade cognitiva, o aluno deve ser encaminhado para um psicopedagogo.

 

Para obter resultados concretos é preciso ser feito um trabalho em conjunto entre pais, psicólogos, escolas e professores, que deverão estar envolvidos com um único objetivo: ajudar o aluno. E é imprescindível que os pais conheçam seus filhos e conversem freqüentemente com eles para que possam detectar quando algo não vai bem.

Share

Mestre GR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.