Como se tornar um aluno bem sucedido com a ajuda da internet

Como se tornar um aluno bem sucedido com a ajuda da internet
16 set 2015

Há alguns anos, a ideia de estudar pela internet era abominada por professores e estudiosos. O pensamento de que um computador poderia oferecer os mesmos – ou até mais – benefícios que os métodos convencionais era extremamente criticado. Como a tecnologia tem melhorado e as mais conceituadas instituições de ensino têm abraçado a aprendizagem on-line ao longo dos últimos anos, este tópico vem mudando e a opinião dos profissionais da área também.

Para se ter uma ideia, hoje, mais de um terço de todos os estudantes do ensino superior já fizeram algum tipo de curso on-line, e mais de 12% estão matriculados em cursos de caráter exclusivamente online. Claramente estudantes, professores, e faculdades estão se acostumando à idéia de educação a distância.

Se você tem a intenção de dar uma chance ao meio online e iniciar seus estudos pelo computador ou tablet, saiba que estar preparado pode fazer uma grande diferença. Veja algumas dicas que podem ajudar:


Seja exigente ao escolher o curso e a plataforma de ensino.

O maior problema em relação ao estudo online é a credibilidade das instituições. Ao se matricular, faça uma pesquisa sobre a escola e sua reputação no meio educacional. Afinal de contas, você não precisa gastar seu tempo e dinheiro com cursos e instituições de ensino ruins.

Invista em aparelhos bons.

Um computador antigo, lento ou uma conexão de Internet que apresente irregularidades pode ter um grande impacto no seu processo de educação on-line. Você antes de tudo, precisa saber quais são os requisitos técnicos dos quais a plataforma em que você estudará exige. Além de fazer um investimento em tecnologia, esse será um investimento no seu futuro como estudante e como profissional.

2M

Descubra quais hábitos de estudo funcionam melhor para você.

Pessoas diferentes agem diferente e fazer as coisas de maneiras distintas. Partindo desse princípio é importante que você saiba que seguir um roteiro de estudo, muitas vezes pode não funcionar. Preste atenção em seus hábitos e identifique qual deles é mais proveitoso para sua aprendizagem. Você prefere assistir palestras, ler e-books, fazer anotações ou gravar as informações diretamente na sua mente? O meio não importa, o que vale é aprender!

Colabore com outros estudantes.

Como você já sabe, há diversos estudantes na internet. Essa é uma grande oportunidade para interagir e ajudar outros alunos e pessoas interessadas nos assuntos que você está estudando no momento. Um pouco de cidadania digital nunca é demais.

3M

Peça ajuda.

Ajudar os alunos a aprender é a meta nº 1 de cada faculdade por aí e todas elas – sejam on ou offline – possuem estrutura e profissionais para isso. Apesar disso, muitos alunos parecem não se aproveitar disso. Todos nós estamos em constante aprendizado, se você tiver alguma dúvida, pergunte. Não há motivo para não perguntar quando temos dúvidas.

Faça pausas.

Apesar de toda vontade em aprender e cada vez mais, apreender conteúdo, todo ser humano precisa ter um tempo para desligar um pouco e focar em outras atividades. A semana possui 168 horas, você não precisa gastar todas elas estudando.

Share

Mestre GR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.