Conflito de alunos vs. professores. E agora?

Conflito de alunos vs. professores. E agora?
31 mai 2016

Um problema que infelizmente não é tão incomum nas instituições são os conflitos de alunos e professores. Sejam por problemas comportamentais ou sejam questões relacionadas a disciplina lecionada, estas tensões sociais tendem a comprometer o rendimento das aulas e a prejudicar a qualidade de aprendizagem de todos os alunos da turma e o desempenho dos professores, as vezes até se estendendo as relações pessoais dos alunos e do educador.

Então a questão é, como resolver esses conflitos de modo que nenhuma das partes seja injustiçada?

A grande dificuldade para os gestores responsáveis é conseguir determinar que parte deve ser trabalhada. Para os professores envolvidos é um processo estressante, pois na jornada de ensinar sentem-se frustrados por inúmeras vezes não entenderem em que ponto estão falhando. Para os alunos há perda de conhecimento e frustração, pois muitas vezes são injustiçados e suas criticas são ignoradas.

Como proceder de modo que a tomada de decisão seja tomada a partir de dados reais e não de suposições contraditórias? Algumas alternativas que podem ser de fundamental instância para instituições que tendem a sofrer com esses conflitos são:

1) Desenvolver frequentes conselhos de turma, buscando desenvolver uma discussão saudável em sala entre os alunos para determinar quais as dificuldades que estes vem sentindo no decorrer do período e trabalhar com estes para apontarem soluções eficazes;

2) Proporcionar ao corpo docente qualificações que se mostrem necessárias para permitir melhoramento das aulas aplicadas, sempre permitindo que este tenha acesso a ferramentas e ambiente de trabalho que permitam-no trabalhar sem limitações e com liberdade para aplicar suas lições de forma dinâmica.

3) Possuir um sistema que gerencie os resultados das disciplinas aplicadas, de modo que possa ser analisado o rendimento da turma e do professor dentro do conteúdo aplicado para que então a tomada de decisão seja baseada em informações e torne-se ainda mais efetiva;

Com estes três passos alinhados é fácil tornar a sua instituição a número #1. Atribuindo a ela valores relacionados a qualidade de ensino e aprendizagem de seus alunos e professores.

Para melhorar a gestão de informações de sua instituição acesse o www.mestregr.com.br e conheça nossa ferramenta de gerenciamento e correção de provas e simulados.

Share

Mestre GR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.